Dicas excelentes para vencer seu medo de viajar sozinho

Sem dúvidas, viajar sozinho é uma experiencia desafiadora e que requer coragem. Sair da zona de conforto e se jogar desacompanhado para um lugar não é tarefa das mais simples. Porém mesmo com medo, dá pra ir.

O que você já deixou de fazer por conta do medo? Quantas experiências já se foram e quantas ideias morrem com o tempo por conta do medo? Viajar é incrível, e viajar sozinho é uma experiência ainda mais desafiadora e excitante. Muitos deixam ser vencidos pelo medo de se aventurar sozinho por algum lugar, por não saber que a melhor companhia para viajar pode ser ela mesmo.

Um mundo de oportunidades se abre para você quando você vence seus medos e começa a encarar com bons olhos a ideia de realizar coisas que nunca fez por conta da insegurança. Você pode ter a liberdade de fazer tudo no seu tempo, conhecer pessoas, se reinventar e também desfrutar de momentos únicos longe de casa e imerso em uma paisagem linda. É só querer. Te mostraremos isso agora.

Confira abaixo algumas excelentes dicas para quem tem medo de viajar sozinho:

Filtre as informações
Procure pegar as informações em diferentes fontes e escutar histórias de quem já foi para onde você quer ir. Melhor ainda é falar com alguém que vive ou é do local. Não se apegue ou tire conclusões imediatas lendo ou ouvindo somente uma fonte. O que não faltam são pessoas pessimistas relatando que tudo é difícil ou pode dar errado. Muitas vezes experiências ruins em viagens, podem ser culpa do próprio viajante. Então, pesquise com calma e pegue informações de quem possui o estilo de viagem parecido com o seu, assim fica mais fácil definir o que é bom ou não para você.

Siga a sua intuição
Acredita na sua intuição, ela é extremamente necessária para um viajante. A intuição pode ser um guia em algumas ocasiões. Independente se estar sozinho ou não. Só você sente aquela coisa de “melhor não ir” ou “certeza que vai ser ótimo”. Uma certeza é que por mais aguçada que seja sua intuição, após uma viagem sozinho ela fica ainda mais forte.

Se importe menos com a opinião dos outros
Com o tempo você vai se conhecendo melhor e vai deixando de se importar com as opiniões dos outros. É um processo natural que mostra a sua evolução. Se até agora alguém tem tomado decisões e atitudes por você e você quer mudar isso, é uma ótima razão para sair e viajar sozinho. Você não terá escolha, terá que decidir por você. Sua confiança e firmeza nos posicionamentos irão aumentar.

No mundo existem mais pessoas boas do que ruins
Estamos acostumados a receber, na grande maioria das vezes, notícias ruins vindas de todos os cantos do mundo. Somos bombardeados de notícias tristes, parecendo que só existem pessoas más e que só acontecem coisas ruins por aí. Mas essa não é a verdade. Lógico que não podemos ignorar os problemas e devemos sempre dar prioridade para a segurança, o fato é que esse tipo de notícia vende e fazem mais barulho do que as notícias boas. Não precisamos ir até o outro lado do mundo para encontrar pessoas ruins ou boas, todos nós temos exemplos próximos. E o mundo inteiro é assim. Sempre terá pessoas boas dispostas a ajudar e que te receber bem. E elas são a maioria. O problema é que quase ninguém divulga pequenos gestos de afeição, diferente de quando é algo ruim.

Quais as vantagens de viajar sozinho?

Planejar e agir no seu próprio tempo:
Você planeja todo o roteiro e o realiza em um ritmo que fique agradável para você. Tudo do seu jeito. Sem necessidade daquela correria por conta de alguém. Talvez essa seja a principal vantagem de viajar sozinho pois com é no seu ritmo solo, que todas as outras vantagens aparecem. Autoconhecimento, descobertas, aprendizados e confiança.

Aprender melhor um idioma novo:
O que mais acontece, principalmente nas viagens em grupo de amigos para o exterior, é você passar a viagem toda falando português e só quando volta percebe que não aprendeu se quer as palavras básicas do idioma local. Sozinho você precisará se comunicar ainda mais com as pessoas nativas ou outros viajantes e isso te ensina melhor do que qualquer curso de idiomas. Ou você pergunta/pede ou ficará sem. É simples. Ninguém vai olhar para você e adivinhar o que você quer.

Fazer mais amigos:
Isso depende muito de como você se relaciona com as outras pessoas. Sendo uma pessoa tímida ou mais extrovertida, você sempre terá alguém por perto para conversar e transformar em uma amizade. Quanto mais você se solta mais possibilidades se abrem. Uma excelente hora para deixar a timidez de lado, isso pode te fazer conseguir uma hospedagem para a próxima viagem em algum lugar do mundo.

Só depende de você:
Planejar, escolher datas, acomodações e tudo que precisa para uma viagem fica muito mais fácil quando é só você. Não precisa esperar a vontade de ninguém, não precisa convencer ou depender de outra pessoa para nada.
Sem contar que se for viajar mais alguém é preciso conciliar datas, chegar em valores que se encaixem e tudo mais que precisa ser adaptado.

Estará sempre bem acompanhado:
Sabe aquela frase, melhor sozinho do que mal acompanhado? Ela faz muito sentido quando relacionada a viagens. Logicamente você tem aquele melhor amigo ou turma com quem você adoraria viajar. Mas as vezes eles podem não ser a melhor companhia em uma viagem. Principalmente se for uma viagem longa. Lembre que você ficará praticamente 24 horas por dia com esta pessoa, tomando decisões e dividindo os momentos bons e ruins. Um stress com um amigo que você tanto gosta, pode tirar o brilho desses dias juntos. Mas tudo bem, este é só um ponto a se pensar e não uma regra.

Autoconhecimento:
É uma certeza. A oportunidade de se conhecer melhor viajando sozinho vivendo novas situações e experiência é única. Aprenderá com suas atitudes e relacionamento com os outros. Não faltarão momentos de reflexão e ocasiões para demonstrar mudança, ainda mais estando em ambientes onde ninguém te conhece. Vários são os motivos para sair em uma aventura solo e muitos deles são negativos. Demissão, término de relacionamento, insatisfação com o trabalho etc. Não espere algo ruim acontecer em sua vida para muda-la fazendo o que sempre desejou, sair feliz para uma viagem a torna melhor ainda.

Pense bem antes de viajar sozinho, hein!

Pense que você provavelmente ficará sozinho somente no trajeto até o local da sua acomodação. Pense que se você ficar em um hostel, por exemplo, terá muitas pessoas 24 horas por dia querendo se divertir e procurando parceria para isto. Pense bem, pois outras pessoas que também viajarão sozinhas, estarão abertas a te conhecer e caso estejam indo para o mesmo destino farão uma forte amizade na estrada. E por fim, pense muito antes de ir. Você não vai querer voltar cheio de histórias para contar o resto de sua vida, viver experiências que nunca acontecerão na sua rotina ou conhecer pessoas de diferente partes do mundo, vai?

Será que existem tantos viajantes solitários assim?
Nesse momento há muitas e muitas pessoas viajando sozinhas pelo mundo. Por diversas razões e por vários meios. Estão com suas bicicletas, caminhando, pegando carona, de férias, de motocicletas, em uma road trip, usando barcos ou aviões. Quando você se decidir, você não vai ser a primeira e não vai ser a última pessoa a fazer isto, mas com certeza será algo único. Porém não esqueça de levar o seu medo de viajar com você, ele pode até ser um bom parceiro de viagens se estiver bem controlado .

Inspirado no texto de Raquel Cintra Pryzant – Sola no Mundo

Inspiração Bônus:
O vídeo abaixo do Rough Guides mostra 7 coisas que todo mundo que viaja sozinho aprende. Listamos para você.
1 – Você sempre fará vários amigos;
2 – Sempre se envolverá com os locais em um nível que só quem viaja sozinho consegue;
3 – Você é livre para se aventurar como quiser;
4 – Você ganha um profundido entendimento de todo destino que visita;
5 – Existe algo libertador em viajar para um lugar onde ninguém sabe quem você é;
6 – Tempo sozinho é saudável e nós raramente conseguimos o suficiente;
7 – A distância faz você apreciar todas as coisas importantes na sua vida;

O que você está esperando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *